Bolo Real de Frutas

Confeccionei este bolo na época natalícia passada. Na altura, confeccionei-o um pouco a medo. Habitualmente, entre o Natal e os Reis as famílias optam por comprar Bolos Reis, e esta receita parecia-me um parente pobre desta iguaria tão tradicional. Mas estava completamente enganada. A canela, a laranja, os frutos secos e os próprios alperces dão um sabor muito diferente e apelativo. Posso-vos garantir que durante um almoço de família este bolo desapareceu num instante. 

Na altura não partilhei a receita, simplesmente porque me esqueci. Mas decidi recupera-la para participar no passatempo que a Lume Brando e a Vahiné estão a promover. Aqui fica a receita. Espero que gostem.


Ingredientes:


100gr de alperces secos
100gr de sultanas
100gr de frutas cristalizadas
100gr de frutos secos
150gr de manteiga à temperatura ambiente
125gr de açúcar amarelo
200gr de farinha autolevedante
1 colher de café de canela
3 ovos grandes
casca ralada e sumo de uma laranja
2 colheres de sopa de mel liquefeito


Aquecer previamente o forno à temperatura de 150ºC. Com uma tesoura de cozinha cortar os alperces, as sultanas e as frutas cristalizadas em pedaços pequenos. Os frutos secos devem ser grosseiramente picados. Bater com uma batedeira eléctrica a manteiga, o açúcar e os ovos até obter um creme fofo e os ingredientes ficarem bem incorporados. Peneirar a farinha e a canela para dentro de uma tigela. Acrescentar a mistura da farinha, à mirtura dos ovos, manteiga e açúcar, sem nunca parar de bater a uma velocidade reduzida. Com uma colher grande misturar as frutas cristalizadas, os alperces, as sultanas, os frutos secos, sumo e as raspas da laranja e o mel. Mexer bem. Deitar a mistura num tabuleiro já preparado e espalhar numa camada uniforme. Levar ao forno durante aproximadamente uma hora.


Sem comentários