Receber a Primavera nas Nuvens

Não sou do tipo de me deixar afectar com a mudança de estações. Claro que há sempre uma outra alteração ao nível de humor, mas coisa ligeira. Até ver tenho encontrado sempre o lado bom dos ciclos, dos inícios e dos fins das características temporais. Não quer isto dizer, que as estações do ano me sejam indiferentes. Muito antes pelo contrário. Gosto de celebrar a mudança, gosto de me adaptar a cada estação do ano com o planeamento de algumas tarefas/actividades que me permitam desfrutar do frio e da chuva no Inverno, do cheiro a fresco tão típico da Primavera, da areia no pé no Verão ou dos tons acastanhados do Outono. Gosto de me adaptar e tirar proveito dessa adaptação. Por isso mesmo, este fim-de-semana, decidi que a sobremesa do almoço de família tinha de ser uma espécie de mensagem acolhedora para a Primavera. E neste exercício de procurar algo que identificasse esta estação, lembrei-me de algo que fazia durante a minha infância nesta altura do ano. Com os primeiros raios de sol quentes, adorava subir ao terraço de casa dos meus avós e absorver todo o calor. Muitas vezes passava horas, deitada neste espaço, com os olhos postos nas nuvens altas e escassas, que eram arrastadas e manipuladas pela brisa primaveril. Imaginava histórias, algumas mais elaboradas que outras. Ficava pasmada com a explosão de tonalidades na linha do horizonte a quando do nascer ou do por do sol. E foi com o pensamento colocado no terraço, com vista privilegiada para um céu mágico que esta receita me chegou às mãos. Uma receita tão leve como uma nuvem simpática.


Nuvem
Ingredientes
4 claras
4 gemas
250gr de açúcar em pó
Açúcar granulado q.b.

Untamos um tabuleiro de ir à mesa, que possa ir ao forno e polvilhamos com açúcar granulado. Reservamos. Batemos as claras em castelo, juntamos 200gr de açúcar em pó e batemos um pouco mais até obtermos um merengue bastante firme. Colocamos o merengue dentro do tabuleiro e alisamos com um espátula. Batemos as gemas com 50gr de açúcar em pó. Vertemos esta mistura sobre o merengue. Levamos a cozinhar em forno previamente aquecido a 170ºC durante cerca de 10 minutos. Deixamos arrefecer e servimos frio.

1 comentário

Tertúlia da Susy disse...

Rápido e certamente bem delicioso.
bjs