Creme de Abóbora e Feijão Verde

A sopa é tranca da barriga. Sempre ouvi a minha avó dizer. Como me irritava escutar esta expressão quando era mais pequena. Tive graves problemas com a sopa. Fiz muitas birras. Dei imenso trabalho aos meus pais. Chorei baba e ranho no meu pseudo infantário-militar. Olhando em retrospectiva, acho que me incomodava a textura das sopas e às vezes aquilo a que eu chamo de "entulho" da sopa. Fazia-me confusão ao passar na garganta. Mas claro, uma pessoa cresce e diversos hábitos, gostos e birras mudam. Hoje em dia, adoro degustar uma boa sopa.  Mesmo nesta altura do ano, em que só apetece gelado, bolos frescos, batidos e suminhos gelados. A verdade é que já consigo compreender perfeitamente a expressão da avó. Basta uma prato de sopa para saber que não vou fazer extravagâncias alimentares, que vou me sentir saciada no final da refeição. E sabem que ingredientes fazem uma boa combinação? Abóbora e feijão verde! Se procuram uma refeição ligeira para estes dias de calor, garanto-vos que este creme suave vai bem com umas torradas de pão de centeio e sementes barradas com azeite.




Ingredientes
1 cebola média
1kg de abóbora manteiga
4 cenoura grandes
1 alho francês
500gr de feijão verde


Colocamos um fio generoso de azeite num tacho e juntamos a cebola picada. Deixamos alourar cerca de um minuto. Misturamos os legumes cortados em pedaços pequenos (excepto o feijão verde). Cubrimos os legumes com água e deixamos cozinhar até estarem moles. Aproveitando o vapor proveniente da cozedura dos legumes, cozinhamos a vapor o feijão verde. Retiramos a sopa do lume e com a varinha mágica trituramos os legumes. Jutamos o feijão verde ao creme. Pode ser servido com um fio de azeite.


Sem comentários