Bolo Salgado de Chouriço Picante e Queijo Edam

Este ano o verão foi precioso. Cada segundo gasto foi recuperado em satisfação, em sentimento de utilidade e de pertença. Se preguicei embalada pelo ritmo quente da praia foi porque precisei de descansar o corpo, se me aventurei por caminhos nunca antes trilhados foi porque a minha alma precisava de outros ares, se organizei almoços, jantares e afins rodeada da melhor companhia foi porque senti necessidade de amar as pessoas que me querem bem. Compreendi cada exigência existencial e dei-lhe uma resposta certa, sem deixar para amanhã o que bem podia fazer ontem.

Este ano o verão foi acima de tudo energia positiva pura, partilhada por todos os que quiseram fazer parte desta áurea benéfica e multiplicada por muitos e bons corações que dão compasso ao meu ser. E apesar de não ser fã da estação veraneante, aproveitei-a como se o amanhã estivesse a duas realidades de distância. Mas o amanhã chegou oficialmente imposto por um calendário. Eu ainda tentei não virar a página de Agosto, todavia o outono manteve-se imperativamente riscado no papel.



Sim, eu sei que a minha estação do ano preferida é o outono e as suas manhãs tépidas que pedem cama quente e afagos de cabeça consoladores. Mas este ano sinto-me como uma criança que descobre o verbo de impositiva solicitação e se prepara para instalar a mais teimosa birra. Informo que quero mais luz, mais piqueniques, mais sestas, mais mar, mais praia, mais viagens, mais passeios, mais crepúsculos cor-de-rosa e mais comida refrescante (como por exemplo este bolo salgado, que me acompanhou em diversos piqueniques.). Quero e pronto!

Ingredientes
4 ovos
100ml de leite
1 requeijão de 250gr
50gr de chouriço picante
100gr de queijo Edam
350gr de farinha
1 colher de chá de fermento

Pré-aquecemos o forno a 170ºC. Untamos uma forma quadrada. Batemos os ovos com o leite e com o requeijão até obtermos uma mistura fofa. Adicionamos o chouriço e o queijo devidamente picados. Acrescentamos a farinha e o fermento, previamente peneirados. Vertemos a mistura na forma e levamos ao forno durante 40 minutos ou até o bolo ficar firme ao toque. Aguardamos cerca de 10 minutos e desenformamos em cima de uma grelha de arrefecimento.





Sem comentários